Você tem sentido dores na coluna? Esse texto é para você - parte I
- Aline Mello
- 18 de jul. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 1 de ago. de 2020
As últimas pesquisas afirmam que com a quarentena, 41% das pessoas que não tinham dor de coluna passam a sofrer com isso. E, ainda, segundo a Fiocruz, 50% das pessoas que tinham dor crônica na coluna pioraram durante o isolamento social e trabalho em home office.
Está se identificando como um desses sofredores do resultado das pesquisas né? Calma, você não está só... mesmo os famosos sofrem do mesmo mal que você: nos últimos dias, as redes sociais nos mostraram Wesley Safadão e Thiago Leifert com seus vídeos de desabafo/desespero contando sobre suas colunas travadas....
Os motivos para esse aumento do sofrimento em nossas vidas se devem a falta de atividade física, uso excessivo do computador, passando por mobiliário completamente inadequado para o bom desenvolvimento do nosso home office, às mudanças nas tarefas domésticas.
Mas e agora, como vou resolver esse problema e me livrar dessas dores????
Primeiro, preste atenção em como tem realizado suas atividades domésticas. Observe sua postura. E não queira fazer aquela faxina bruta num único dia. Programe-se e faça as tarefas em dias distintos.
Depois, lembre-se que mesmo estando em casa, de acordo com estudos, a cada 1 hora de trabalho você precisa fazer uma pausa de 10 minutos. Aproveite esse tempo para se alongar, tomar água, usar o banheiro... assim você conseguirá manter-se produtivo por muito mais tempo. É extremamente importante também, prestar atenção a postura que tem adotado para o trabalho. Procure alternar o local escolhido para o home office pois sei bem que raramente teremos um ambiente e mobiliário adequados para o nosso trabalho.
Por fim, procure um bom profissional, capaz de te dar as melhores orientações e acompanhamento para que você possa se exercitar com segurança, seja em casa, seja no ambiente disponibilizado por ele. Afinal, já sabemos que nosso corpo foi feito para o movimento e não fica muito feliz quando o deixamos quietinho.
Mas qual a melhor atividade física? Você pode estar se perguntando...
Bem, num primeiro momento, sugiro atividades que proporcionem fortalecimento muscular sem causar grande impacto. Aqui cabe perfeitamente o Pilates. Com ele teremos condições de oferecer a coluna tudo o que ela está literalmente gritando que precisa: ser forte, estável e flexível. Ao atingir tudo isso, pode ter certeza de que as dores irão embora, sua postura estará muito melhor e sua vida muito mais feliz =)

Комментарии