Você sabe o que a ansiedade faz com nosso corpo? – parte I
- Aline Mello
- 31 de mar. de 2023
- 2 min de leitura
A ansiedade é uma característica natural do ser humano, que antecede alguns momentos em que o cérebro entende como situações de perigo real ou imaginário. Pode ser definida também como expectativa e impaciência antes de eventos aguardados como por exemplo alguma data marcante.
Saiba que ter ansiedade é natural, o que não é natural é que ela atrapalhe as rotinas do dia a dia. É, também, importante ressaltar que a ansiedade não aparece por escolha, tampouco é falta de fé ou de Deus. Trata-se da junção de distúrbios químicos aliados ou não a alterações hormonais, além da rotina e estilo de vida, que podem desencadear gatilhos, levando às crises.
O principal sintoma psicológico da ansiedade é o medo. Preocupações exageradas e o medo de falhar trazem sensação de impotência e podem afetar a autoestima. Neste ponto geralmente começamos a deixar de cumprir tarefas apenas por acreditar que não somos capazes de executá-las. Com isso, o aprendizado e vida social podem ser afetados uma vez que a ansiedade pode ser acompanhada por timidez ou depressão.
Confusão mental, dificuldades para relaxar e dormir, enjoo, suor excessivo, falta de ar, coração acelerado com ou sem dores no peito, mãos e pés sempre úmidos e gelados, tensão muscular generalizada, nó na garganta e dificuldades para engolir são os sintomas mais comuns.
Existem também relatos de queda de cabelo, falta de concentração, sono durante o dia e insônia a noite, fadiga muscular, baixa imunidade, problemas intestinais, dores de cabeça, tonturas, pressão alta e até problemas cardíacos mais graves.
Mais importante do que saber o que a ansiedade faz com nosso corpo é saber como lidar com isso. Casos mais graves requerem acompanhamento de psiquiatra, psicólogo e uso de medicação. Casos mais leves têm bons resultados com pequenas mudanças na rotina diária. Mas em ambos os quadros é fundamental a aceitação e participação ativa de quem está sofrendo com tais sintomas e, por conseguinte, tendo crises de ansiedade.
Se você identificou um ou mais sintomas descritos neste texto me liga aqui no A1 Studio de Pilates em Londrina e vamos conversar. Terei o maior prazer em te explicar como meu método de tratamento tem feito a diferença na vida de tantas pessoas e, com certeza fará a diferença na sua vida também.

Comentarios