Quando o Pilates é contraindicado?
- Aline Mello
- 8 de abr. de 2022
- 2 min de leitura
O método Pilates é extremamente seguro e muito completo.
Seguro pois, na sua concepção original, não tem as acrobacias mirabolantes como (infelizmente) vemos com frequência saltando nas redes sociais. Na verdade, o Pilates contempla exercícios nos níveis básico, intermediário, avançado e super avançado. Nestes últimos níveis, existem movimentos extremamente desafiadores e até acrobáticos. No entanto, cabe ao profissional definir se tais movimentos são realmente necessários para quem os está executando e cuidar para que sejam realizados no momento certo, de forma a evitar acidentes. É justamente isso que faz com que o método seja seguro.
Completo pois, se bem executado, conseguimos contemplar o corpo todo através de fortalecimento, alongamento, consciência corporal, equilíbrio e coordenação motora. Além disso, atingimos também a respiração, a mente (através da concentração) e, em praticantes mais experientes, é possível também trabalhar o espírito.
A despeito de algumas informações que encontrei nas minhas pesquisas na internet, existem sim casos em que a prática do Pilates é contraindicada. São pessoas que apresentam hipertensão intracraniana, pressão arterial alta e não controlada além de gravidez de risco. Em todas essas condições, geralmente, a pessoa está internada e sob cuidados mais constantes e intensos o que já impossibilitaria a prática de Pilates desde a dificuldade de acesso.
Independente das suas necessidades ou condição de saúde o que fará verdadeiramente a diferença será a escolha do profissional que responderá pelo seu tratamento. Certifique-se de que se trata de uma pessoa que tem amplo conhecimento e experiência na área pois só assim você estará bem assessorado.
Ainda tem dúvidas se Pilates é ou não indicado para você? Me liga

aqui no A1 Studio de Pilates em Londrina e vamos conversar. Terei o maior prazer em explicar todos os detalhes referentes ao Pilates.
Comments