top of page
Buscar

Já se perguntou quem pode trabalhar com Pilates?

  • Foto do escritor: Aline Mello
    Aline Mello
  • 13 de ago. de 2022
  • 2 min de leitura

Há alguns dias recebi uma ligação que me causou estranheza, para dizer o mínimo. Uma pessoa queria que eu indicasse onde ela poderia fazer curso de Pilates. Até aí ok, poderia ser um profissional iniciante querendo informações.


O fato é que pela conversa percebi que se tratava de uma pessoa sem conhecimento algum do assunto. Neste ponto resolvi perguntar qual a formação dela. Para minha surpresa a resposta foi “...eu sou uma pessoa simples. Aqui no bairro tem muitas pessoas com problema e eu quero fazer o curso de Pilates para dar aula para as pessoas, de graça, no salão da igreja” (ou centro comunitário já não me lembro bem deste ponto).


Que altruísta, não é? É sempre importante termos a disposição de ajudar os outros. No entanto, a pessoa em questão estava muito desinformada sobre o que, de fato, é Pilates. Por isso, assim como fiz ao telefone, considero importante esclarecer pois pode ser dúvida de muitas outras pessoas.


No Brasil, para poder se inscrever num curso de formação em Pilates é obrigatório que antes você seja Fisioterapeuta ou educador físico. Justamente por ser necessário ter conhecimentos aprofundados sobre anatomia, fisiologia e biomecânica antes de entender de Pilates.


Eu sempre ressalto a necessidade de buscar um profissional experiente e capacitado para cuidar da sua saúde. Afinal, nas redes sociais tem muito curioso se passando por quase todas as profissões não é mesmo? Quem nunca assistiu vídeo de algum digital influencer passando receitinha de comida, da dieta da vez, postando treino e por aí vai... Isso é perigoso. Pode colocar a vida de muitas pessoas em risco.


Claro que também tem bons profissionais nas redes sociais. Mas esses, geralmente, não são tão seguidos ou curtidos quanto os curiosos de plantão, que não entendem absolutamente nada do funcionamento do corpo humano e saem passando dieta, exercícios ou inventando moda maluca para as pessoas copiarem.


Tenha cuidado. Se informe sobre a formação do profissional que irá contratar para cuidar da sua saúde. No Pilates cada exercício tem um por que de ser feito e o momento adequado para ser realizado. O que é bom para mim pode não ser para você e, principalmente, pode agravar aquela dor que você tem sentido. Pode até parecer muito simples ficar “só” dizendo que exercício fazer. O ponto chave é saber qual movimento e como deve ser feito. E para isso, você terá que estudar muito, muito mesmo.


Ainda em dúvida sobre quem pode trabalhar com Pilates? Me liga aqui no A1 Studio de Pilates em Lodrina e vamos conversar. Terei o maior prazer em te explicar detalhadamente quem está ou não habilitado a se inscrever num curso de formação.


 
 
 

Comments


A1 Studio de Pilates

Rua Bélgica, 1345, sala 4 - Jardim Igapó

Londrina/PR - CEP 86046-280

(43) 3342-5708

  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone Instagram
bottom of page