Devo praticar exercícios mesmo em meio a quarentena?
- Aline Mello
- 10 de abr. de 2020
- 1 min de leitura
A Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte afirma que a prática regular de exercícios físicos está associada a melhora da função imunológica. Assim temos uma melhor resposta do corpo frente aos ataques infecciosos (vírus, bactérias...).
Pessoas fisicamente ativas têm melhor chance de apresentar doenças como diabetes, pressão alta e outras doenças que envolvam pulmões e/ou coração (o que predispõem a maior risco de infecção pelo coronavírus).
Acontece que os exercícios além de contribuírem para prevenção tem papel importante como uma das ferramentas no tratamento destas doenças. O que se torna importante, principalmente, em idosos, gestantes e pessoas com imunidade baixa.
Portanto, todas as pessoas ativas devem manter seus exercícios físicos. Sempre prestando atenção às orientações oficiais de saúde (evitar aglomeração; reforço quanto a higiene das mãos e objetos utilizados; não se expor se estiver com sintomas respiratórios...)
Mas qual é a melhor atividade física a ser feita nesse momento???
De acordo com a literatura, exercícios de intensidade moderada tem ação benéfica sobre o sistema imunológico. Tendo os melhores resultados quando comparado com exercícios de alta intensidade.
Neste caso, Pilates é uma das melhores opções pois não há aglomeração nem obrigatoriedade de ficar usando muitos equipamentos e/ou acessórios diferentes (o que ajuda no tocante a contato com muitas superfícies possivelmente contaminadas) e é na medida pois tem intensidade moderada. Sem falar que é possível manter a qualidade e resultados mesmo por acompanhamento online.

Comments